Sabes o que é... Exostose?


    A exostose é um crescimento ósseo no canal auditivo externo. A patologia é conhecida por “ouvido de surfista” por surgir principalmente em pessoas que praticam atividades relacionadas com o mar, como mergulho, windsurf, bodyboard ou surf. As exostoses têm também um crescimento mais acelerado nos praticantes destas atividades.

    Não sendo uma condição necessariamente prejudicial, a pressão no canal auditivo vai aos poucos dificultando a drenagem da água, da cera e de outros fragmentos que sucessivamente se vão acumulando dentro do ouvido, causando dores e repetidas infeções, e podendo até levar à perda auditiva.

    As exostoses estão também ligadas ao desenvolvimento de outras patologias, como as otites externas, dado que, devido ao crescimento ósseo, as pessoas com exostoses têm a pele do canal auditivo mais fina, sendo mais propensas ao desenvolvimento de otites.

    O tratamento das exosostoses divide-se entre a vigilância e a intervenção cirúrgica, que naturalmente obriga os aficionados de ondas a ficarem fora de água durante os meses de recuperação.

    O uso de proteção auditiva feita à medida por audiologistas experientes - como os Aquaplugs - é a melhor forma de prevenir o surgimento das exostoses e, caso estas já existam, de retardar o seu desenvolvimento e consequente necessidade de cirurgia.


    414 visualizações