Sabes o que é... Miringotomia?


A miringotomia é um procedimento cirúrgico em que é feita uma pequena incisão no tímpano para aliviar a pressão causada pela acumulação excessiva de fluído. É conhecida como a cirurgia para colocação de "tubinhos", feita sobretudo em crianças com otites recorrentes.

As otites médias agudas são relativamente frequentes nas crianças – até aos cinco anos de idade quase todas as crianças apresentam pelo menos um episódio de otite. A maioria das infecções de ouvido resolvem-se por conta própria ou são tratadas com antibióticos. Mas, por vezes, infeções no ouvido médio podem tornar-se um problema crónico, levando a outros problemas como perda de audição, alterações de comportamento na criança e alterações a nível da fala. É nestes casos que a inserção de um tubo de ventilação no tímpano é habitualmente considerada pelo médico ORL, especialista de ouvido, nariz e garganta.

Após a cirurgia, para evitar a entrada de bactérias e líquidos no ouvido médio através do tubo de ventilação, os médicos podem recomendar a utilização de tampões de ouvido durante o banho, natação e atividades aquáticas.

E aí, nada como uns Aquaplugs: confortáveis, coloridos e feitos à medida do ouvido por audiologistas experientes.


0 visualização